Linha 1- Desenvolvimento de Produtos para Saúde
Esta linha de pesquisa engloba projetos de pesquisa inovadores, relacionados à obtenção de produtos, naturais ou sintéticos, com potencial para aplicação na produção de medicamentos, alimentos e produtos correlatos. São de interesse desta linha de pesquisa temas como estudos de produtos naturais, de origem vegetal ou animal, para a descoberta de novos fármacos e medicamentos ou aplicação como ingredientes para alimentos ou como alimentos funcionais, além do desenvolvimento de moléculas sintéticas, com aplicação como fármacos e ingredientes para medicamentos e alimentos. São abordados também temas como o desenvolvimento de novas tecnologias para a obtenção de substâncias naturais ou sintéticas, para o desenvolvimento de novas formulações, para a otimização da conservação de alimentos, melhoria do valor nutritivo e biodisponibilidade e obtenção de fármacos, medicamentos e alimentos de melhor eficácia, qualidade e segurança. Neste aspecto, são feitas conexões com conhecimentos de diversas áreas, como a Química Orgânica, a Química de Produtos Naturais, a Bioquímica de Alimentos, a Farmacologia, a Nutrição, a Engenharia, as Tecnologias Farmacêutica, de Alimentos e de Produtos Naturais, a Nanotecnologia, a Biologia, a Veterinária e a Estatística, dentre outras.
Linha 2 – Monitoramento de Produtos para Saúde
Esta linha de pesquisa engloba projetos relacionados ao monitoramento de produtos para a saúde no âmbito do seu controle físico, químico e sensorial, além do monitoramento voltado à sua utilização racional. São de interesse desta linha de pesquisa temas relacionados ao controle e averiguação da qualidade, das propriedades, bem como o monitoramento da utilização dos produtos em estudo. Assim, são abordados temas como o desenvolvimento e a aplicação de métodos analíticos para controle de fármacos, medicamentos e alimentos, bem como das legislações relacionadas a estes produtos, a averiguação das propriedades e atividades farmacológicas de substâncias bioativas, o monitoramento de propriedades nutricionais e funcionais de alimentos, o monitoramento de propriedades toxicológicas, os estudos de estabilidade de produtos para saúde em função de diversos parâmetros, dentre outros. No escopo desta linha de pesquisa estão também os estudos relacionados ao uso racional e monitoramento de reações adversas aos fármacos e medicamentos. As ferramentas utilizadas estão nas interfaces entre Química, Farmácia, Nutrição, Psicologia (no que se refere à análise sensorial de alimentos, incluindo testes de consumidores), Estatística, dentre outras.
Linha 3 – Biologia Aplicada a Produtos para Saúde
Esta linha de pesquisa engloba os projetos voltados para as ciências da natureza e tecnologia. Com enfoque interdisciplinar, a linha se integra na promoção de possíveis produtos biológicos, bem como, a parâmetros de qualidade, todos relacionadas às áreas de alimentos, medicamentos e biomateriais. São abordados temas como microbiologia, tumorigênese, doenças inflamatórias, metabólicas, infecciosas e o câncer. Novas estratégias de intervenção terapêutica a partir da utilização de ampla gama de estratégias metodológicas que mesclam as áreas de concentração em biologia molecular, estrutural, celular e a medicina translacional. A linha “Microbiologia Aplicada a Produtos para Saúde”
deixará de existir e será integrada à essa linha.